Recordar é viver

Há 19 anos, atendimento de trem da CPTM era suspenso de Paranapiacaba em dias úteis

Há 19 anos, o ultimo trem metropolitano de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, atendia a estação Paranapiacaba. O serviço era suspenso em dias úteis, mas operou durante um tempo aos finais de semana.

A lembrança foi feita pela página no facebook “Museu Ferroviário Paulista”:

História

A estação de Paranapiacaba, aberta com o nome de Alto da Serra em 1867, foi feita em meio a um pátio de operações do sistema de cabos implantado pelos ingleses em 1867.

Por volta de 1900, uma segunda estação, diferente e maior do que a original, foi construída. Em 1907, o nome da vila foi trocado para Paranapiacaba, “lugar de onde se avista o mar”. O nome da estação, entretanto, permaneceu como Alto da Serra até 1945, quando foi alterado para Paranapiacaba.

Em janeiro de 1981, um incêndio destruiu o prédio da antiga estação; desde 1977, entretanto, uma nova estação, mais simples, já estava funcionando em local próximo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!