A Airbus criou uma aeronave conceito inspirada nas características naturais das águias, falcões e outros predadores aéreos.
O conceito de “ave de rapina” foi revelado por Liam Fox, secretário de Estado do Comércio Internacional do Reino Unido, no evento Royal Air Air Tattoo.
O projeto teórico é para um avião híbrido-elétrico, turbo-hélice, de acordo com uma declaração no site da fabricante. “Inspirado pela mecânica eficiente de um pássaro, ele tem estruturas de asa e cauda que imitam as de uma ave de rapina, enquanto apresentam penas controladas individualmente que fornecem controle de vôo ativo”, diz uma declaração da empresa.
O modelo poderá transportar até 80 passageiros e gastaria até 50% menos de combustível do que aeronaves comuns. O objetivo do projeto é motivar a próxima geração de engenheiros aeronáuticos.
“Sabemos do nosso trabalho sobre o jato de passageiros A350 XWB que, através da biomimética, a natureza tem algumas das melhores lições que podemos aprender sobre o design. Quem não pode deixar de se inspirar em tal criação?” disse Martin Aston, gerente sênior da Airbus.