Aviação

Novo Boeing “797” poderá ter apenas um piloto no cockpit

O novo modelo de aeronave da Boeing, apelidada de 797, poderá ser construída com um espaço apenas para um piloto no cockpit, segundo analistas do setor.

Há rumores de que a fabricante de aviões norte-americana anunciará um novo avião de médio porte (NMA, na sigla em inglês), no Paris Air Show, no próximo mês.

Os mesmos analistas avaliam que os planos teriam sido adiados pela crise no modelo 737 Max, quando dois aviões sofreram acidentes com mortes de todos os ocupantes.

Nas últimas semanas, analistas da Jefferies, um banco de investimentos, interrogaram executivos de companhias aéreas e empresas de leasing sobre o que gostariam de comprar da Boeing.

Chegaram a conclusão de que o modelo poderia ter um design completamente novo, onde um segundo piloto ficaria em solo e seria capaz de “monitorar várias aeronaves” ao mesmo tempo.

A Jefferies disse em um comunicado que a tecnologia pode estar a disposição em um período de 10 anos, mas os clientes da Boeing considerariam a capacidade “valiosa”.

O vice-presidente de Pesquisa e Tecnologia da Boeing, Charles Toups, disse em fevereiro que os jatos de um piloto provavelmente começariam com voos de carga nas próximas décadas.

O Boeing 797

O NMA poderá transportar entre 200 e 250 passageiros, com o alcance de um avião maior. Uma variante plus-size poderia acomodar até 290 passageiros e executivos disseram a Jefferies que uma aeronave de fuselagem larga (com dois corredores) é uma preferência provável.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus