Metrô Trens Urbanos

Chile anuncia nova linha de trem metropolitano em Santiago e extensão do Metrô

A região Metropolitana de Santiago deve ganhar uma nova linha de trem metropolitano com 25 km da capital até Malloco. A Chilean State Railways (EFE) planeja obras para o próximo ano e abrir a ferrovia em 2025.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou os planos, além de uma extensão da linha 3 do metrô de Santiago, até Batuco e Tiltil. O Ministério dos Transportes informou que um estudo de engenharia básica foi concluído para as obras em dezembro de 2017.

A EFE tem planejado um serviço suburbano entre Santiago e a cidade-dormitório de Melipilla, 61 km a sudoeste de Santiago, desde meados da década de 1990. O projeto chegou à fase de licitação, mas não houve interessados devido a uma subestimada exigência de orçamento e desacordos entre a EFE e o Metrô de Santiago sobre a localização do terminal do centro da cidade.

No entanto, a operadora não abandonou o projeto e a primeira etapa até Malloco fazia parte do plano de desenvolvimento entre 2014 e 2016. Os trabalhos não foram iniciados pela falta de aprovação ambiental.

Extensão do Metrô de Santiago

O Metrô de Santiago planeja concluir as novas linhas 7, 8 e 9, bem como as extensões para as linhas 2, 3 e 4 até 2026, e a rede passará de 160 km para 296 km.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus