Metrô

Bogotá inicia processo de pré-qualificação para construção e operação do Metrô

Quarta-feira – 00h25

O Metrô de Bogotá iniciou o processo de pré-qualificação para construir e operar a primeira linha de metrô da capital colombiana, após conseguir aprovação de empréstimo internacional. O processo vai até o final de 2018, e a empresa espera conceder uma concessão em agosto de 2019. A construção está prevista para ser concluída em 2024.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento do Grupo Banco Mundial estão, cada um, fornecendo US $ 600 milhões, e o Banco Europeu de Investimentos destinou US $ 480 milhões.

O custo total do projeto é avaliado em US $ 4 bilhões, dos quais US $ 700 milhões seriam necessários para a desapropriações e construções de escritórios de gerenciamento de projetos. Estima-se que as empresas participantes recebam apoio financeiro de seus governos.

A linha terá 24 km em vias elevadas no sudoeste da cidade, ligando a Avenida Caracas à Calle 78, com 15 estações. A frota será de 23 trens com capacidade para 1 800 passageiros. O governo prevê que o metrô reduza as emissões de dióxido de carbono da cidade em 1,3 milhões de toneladas no período de 30 anos. O projeto faz parte do Plano de Desenvolvimento Municipal de Bogotá para 2016-19, que também inclui rotas de ônibus alimentadoras e construção de 14 km de ciclovias.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus