Trem de Carga

Rumo registra queda de 46% em acidentes no terceiro ano consecutivo

Quarta-feira – 00h10

O número de incidentes envolvendo trens de carga vem caindo em ferrovias operadas pela Rumo, de acordo com balanço da própria empresa, que opera em 12 mil quilômetros de vias férreas, e que cruzam seis estados. A redução foi registrada em três anos consecutivos, entre 2015 e 2018, representando recuo de 46%.

A empresa atribui o fato ao aumento de investimentos em material rodante, como a aquisição de novas locomotivas e vagões, além do capital humano: o Projeto de Segurança Ferroviária da Rumo que engloba treinamentos, coleta de informações, relatórios e recomendações técnicas.

Segundo a operadora, no ano passado foram capacitados 387 colaboradores nas cidades de Santa Maria (RS), Canoas (RS), Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR), Maringá (PR), Itu (SP), Araraquara (SP), Bauru (SP) e Rio Claro (SP).

Além disso, usa o DTQ, que é uma tecnologia de Pesquisa e Desenvolvimento inédita com o objetivo de identificar as fraturas de trilhos, uma das principais causas de descarrilamento de trens. A Rumo também investiu em mudanças de procedimentos operacionais.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus