Wellington tenta pela segunda vez dar destino aos extintos trólebus

Quarta-feira – 00h45

Após serem retirados de operação, 50 trólebus de Wellington serão convertidos em veículos movidos a bateria. Os trabalhos devem ser concluídos em janeiro, e devem custar um subsídio do governo de US$ 700.000. Serão instaladas estações de carregamento em garagens e pátio de manutenção.

A cidade tinha 60 veículos, mas a administração pública decidiu por retira-los de operação por considerar a reforma da rede elétrica, cara demais, em cerca de US$ 50 milhões.

Após a extensão dos trólebus, a empresa NZ Bus tentou adaptar os 60 ônibus com motores híbridos Wrightspeed, mas o projeto não prosperou.

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Semelhança com São Paulo

Na década passada, na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy, 5 trólebus do modelo Torino GV foram convertidos na tecnologia híbrida, com o acoplamento de um pequeno motor a diesel. Inicialmente eram previstos a conversão de 200 trólebus, mas o projeto não foi para frente. O feito acompanhou uma tentativa de suprimir a rede paulista, mas que também não deu certo. No entanto, cerca de 40% da malha de trólebus foi retirada na época.

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Autor: Renato Lobo

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Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

4 Comentários deste post

  1. Ao menos lá irão continuar menos poluentes, já aqui………..

    Rodrigo Zika! /
  2. Eu gosto dos trólebus, da uma nostalgia tremenda ver aquele que sai da Vila Prudente com destino ao Pq Dom Pedro, mas confesso que são ultrapassados, além de poluir a paisagem com seis vários quilômetro de cabos.

    Tiago /
  3. Com tanta poluição no solo, na atmosfera, na água, poluição sonora, aquecimento global, poluição por metais pesados e uso irregular do solo, Eu fico assustado em ver que tem gente que diz que dois fios paralelos do trólebus estão arruinando e poluindo a paisagem. Vamos poluir menos retirando os fios e colocando ônibus fumacentos? Igual em 2002 quando tudo era motivo pra acabar com os trólebus e substituir por ônibus a diesel, esses sim poluidores.

    Rafael de Souza /
    • Colocando ônibus diesel não, claro que não, são igualmente ultrapassados. Mas sim substituindo-os por veículos não poluentes, alias o Estado é quem deveria primeiro dar o exemplo e obrigar a renovação total da frota por veículos não poluentes.

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