Tecnologia

Uber oferece carro sem motorista nos Estados Unidos

No futuro não muito distante talvez um outro grupo de pessoas podem se juntar aos taxistas na queixa contra o Uber: os próprios motoristas do Uber.

Esta semana foi lançado nos Estado Unidos um serviço no aplicativo com carros sem o motorista. Inicialmente serão quatro veículos que possuem tecnologia laser, câmeras e outros equipamentos que dão autonomia ao carro. O motorista não está presente, mas um técnico estará no banco do motorista sem tocar no volante.

Outro também estará presente para acompanhar o comportamento do veículo. A Uber espera que dentro de muito pouco tempo, apenas um prestador esteja a bordo.

O serviço é testado nas ruas de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia. A empresa encomendou 100 carros autônomos da Volvo com entrega prevista para o fim deste ano. “No minuto que ficou claro para nós que nossos amigos de Mountain View iriam entrar no mercado de compartilhamento de caronas, precisávamos nos certificar de que há uma alternativa (os carros autônomos)”, afirmou o CEO do Uber, Travis Kalanick.

Condutores em extinção?

Não apenas na industria automobilística se testa carros sem condutor, como o caso do Uber ou do automóvel do Google. Além de sistemas metroferroviários, como conhecido nas linhas 4-Amarela e 15-Prata do Metrô de São Paulo, a Mercedez Bens testa um ônibus sem motorista.

O sistema controla o veículo sem que o motorista tenha que conduzir o volante. O operador apenas monitora a tecnologia, como ocorre hoje em algumas linhas de metrô. O ônibus foi testado em um percurso de 20 km, nas proximidades de Amsterdã, a uma velocidade de 70 km/h.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus