Trem de Carga

Custos e ociosidade podem travar trem Brasil-Peru

O projeto de trem Interoceânico, entre o litoral brasileiro e o peruano encontra um novo obstáculo para sua conclusão: O presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, admitiu nesta esta semana em Pequim dúvidas pela viabilidade da construção da ferrovia, proposta pelos chineses.

“É uma ideia que foi promovida no ano passado para transportar a soja do Mato Grosso (oeste do Brasil) à China mais rapidamente, mas eu tenho algumas questões sobre este trem”, afirmou Kuczynski.

De acordo com o líder, alto custo e uma eventual viagem “batendo lata” poderiam inviabilizar o projeto. “Primeiramente, seu custo, que é altíssimo, e em segundo lugar se há carga de volta (do Peru ao Brasil), porque qualquer sistema de transporte deve ter cargas nos dois sentidos”, explicou o presidente peruano.

Outra questão envolvida seria a geografia do traçado, como as grandes alturas pelas quais deve passar a ferrovia, necessitando de inúmeros túneis, e por consequência encarecendo o projeto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus