Mobilidade Urbana

Cidade de Europa em combate ao trânsito e a poluição, estende gratuidade no ônibus para todos os moradores

Diversos grupos lutam pela gratuidade no transporte público para todos, sobre o pretexto de que uma cidade democrática e justa, deve ter passe livre para todos os lugares, já que o cidadão paga caro em muitos outros impostos. A ideia já foi levada a séria, claro que bem longe do Brasil.

A cidade de Tallinn, na Estônia, se tornou neste ano a primeira capital europeia com transporte público gratuito para todos os seus moradores, pensando em reduzir os congestionamentos e a poluição do ar.

É necessário que o morador apresente um novo cartão ao embarcar em ônibus, bondes ou trólebus, mas o trajeto é totalmente gratuito. O beneficio é reservado aos 420 mil moradores de Tallinn. Só é preciso pagar dois euros pelo cartão magnético pessoal que comprova a residência.

“Tivemos esta ideia há um ano e constatamos que nas primeiras semanas o número de pessoas que usa os transportes públicos aumentou, portanto decidimos aumentar o número de ônibus em serviço”, conta o prefeito adjunto de Tallinn, Taavi Aas. A metade dos moradores da capital já utilizou o novo sistema, de acordo com a prefeitura.

Custo

A prefeitura conseguiu chegar a esta gratuidade aumentando outros impostos: ” “Este ano, ficaremos sem os 12,4 milhões de euros da venda de bilhetes, uma soma que cobriria 23% da totalidade dos custos do transporte público de Tallinn”, explicou Toomas Pirn, porta-voz da prefeitura.

“Uma parte deste valor será compensada pelo aumento dos impostos correspondentes à chegada de novos moradores. Este ano, a população aumentou em 3.686 pessoas e continua aumentando”, acrescentou.

Se no final das contas o munícipe paga do mesmo jeito, pelo menos a iniciativa ajuda na mobilidade:

“Esperamos limitar o número de veículos em circulação na cidade e reduzir a contaminação do ar. Segundo os estudos, os veículos são os maiores contaminadores em Tallinn”, afirmou Pirn.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus