Governo Federal anuncia 11 novas ferrovias no programa “Pro Trilhos”

O Ministério da Infraestrutura informou por meio de um comunicado que após Medida Provisória que viabiliza o programa Pro Trilhos, já recebeu 11 pedidos de autorização para criação de ferrovias no país. A pasta destaca a Ferroeste, que solicitou o trecho entre Cascavel, no Paraná, e Chapecó, em Santa Catarina. Agora são 10 estados contemplados com projetos de novas linhas férreas.

O projeto solicitado tem traçado de 286 quilômetros e previsão de aproximadamente R$ 6 bilhões de investimentos privados. A empresa ainda apresentou requerimentos para construção de linhas entre Maracaju/MS e Dourados/MS (76 quilômetros de extensão); Guarapuava/PR e Paranaguá/PR (405 quilômetros); e Cascavel/PR – Foz do Iguaçu/PR (166 quilômetros).

São ao todo 3,6 mil quilômetros de novos trilhos pelo país, com investimento na casa dos R$ 53,5 bilhões. As novas ferrovias vão cortar cidades de 10 estados em quatro regiões brasileiras: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e São Paulo.

Os requerimentos então passa a ser avaliados pelo Ministério, responsável por emitir as autorizações, caso os empreendimentos cumpram todos os requisitos exigidos pelo Governo Federal.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus