YouTube video
Trens Regionais

Confira como será o esquema de vias de Trem entre SP e Campinas

No mês passado, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM lançou a consulta pública do projeto do Trem InterCidades (TIC), entre São Paulo e Campinas, além da concessão da Linha 7 e a extensão do trem metropolitanos até Campinas (Trem Intermetropolitano). Está aberta também a consulta pública, onde as minutas do edital fornecem detalhes sobre os projetos, como o esquema de vias dos serviços.

Os documentos revelam o plano de investimentos, tanto do poder concedente quanto da concessionária. A expectativa é que o trem expresso Barra Funda-Jundiaí-Campinas tenha uma via exclusiva entre São Paulo e Jundiaí. Já entre Jundiaí e Campinas, o serviço deve compartilhar trilhos com o TIM-Trem Intermetropolitanos.

Estação Jundiaí | Foto: Renato Lobo

Plano de investimentos

A concessionária deverá construir a nova via do TIC entre o segundo e o sexto ano de concessão entre Barra Funda e Francisco Morato. Curiosamente, a via do TIC entre Francisco Morato e Jundiaí deverá estar pronta até o quinto ano de concessão. Se o contrato de concessão for assinado em 2022, as vias do trem de viagem deve ficar pronta até 2028.

Trecho entre Jundiaí e Campinas

A concessionária do TIC ainda deve refazer as duas vias no trecho entre Jundiaí e Campinas. Atualmente, apenas uma delas está operacional. Os trabalhos devem ocorrer até o quarto ano de concessão. As duas vias devem abrigar o TIM e TIC.

Já no trecho entre Jundiaí e São Paulo, ainda que o TIC tenha apenas uma via, haverá desvios para permitir operação nos dois sentidos, conforme o esquema de vias que consta nas minutas do edital:

Ainda deverá ser feito pela concessionária MRS a construção de uma via exclusiva para os trens cargueiros até o quarto ano de concessão. O trecho exclusivo será entre a Barra Funda e Campinas.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus