Motiva

Portugal inicia obras de trem bala, que pode chegar até Madri

Trem regional na Grande Lisboa - Renato Lobo

O Governo de Portugal deu início, na segunda-feira (12), às obras da linha ferroviária de alta velocidade (LAV), segundo a Euronews. Os primeiros trabalhos são no trecho Porto/Campanhã–Oiã, no distrito de Aveiro, que terá 71 quilômetros de linha.

A concessão desse trecho foi assinada em 29 de julho de 2025, em regime de Parceria Público-Privada (PPP), com custo estimado de cerca de 2 bilhões de euros. Segundo a Euronews, o trecho inclui uma nova ponte rodoferroviária sobre o Rio Douro, a ampliação da Estação Intermodal de Porto-Campanhã e uma nova estação em Vila Nova de Gaia-Santo Ovídio.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp

✅ Canal do Via Trolebus no Telegram

Do financiamento, 875 milhões de euros vêm do Banco Europeu de Investimento e 480 milhões do Mecanismo Interligar a Europa (CEF 2). O projeto prevê viagens de cerca de 1h15 entre Lisboa e Porto e de cerca de 3 horas entre Lisboa e Madrid até 2034. Fala-se em trens correndo a 300 km/h.

A linha faz parte do Plano Nacional Ferroviário e responde aos objetivos da Comissão Europeia de duplicar o tráfego ferroviário de passageiros, de acordo com a Euronews. O governo também associa o projeto à estratégia aeroportuária nacional, ligada ao Novo Aeroporto de Lisboa.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, afirmou que as linhas de alta velocidade são, junto com o Novo Aeroporto de Lisboa, “as maiores obras que o país levará a cabo neste século”, e destacou o “forte consenso nacional” em torno do investimento.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus