O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Ministério das Cidades, emitiu um novo relatório do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), que traça um panorama dos investimentos necessários para ampliar e modernizar o transporte público coletivo nas principais regiões metropolitanas do Brasil. O levantamento mapeou 187 projetos de transporte de média e alta capacidade (TPC-MAC) nas 21 maiores regiões metropolitanas do país.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com o estudo, o investimento total estimado é de R$ 430 bilhões, distribuídos entre metrôs (R$ 230 bilhões), trens metropolitanos (R$ 31 bilhões), veículos leves sobre trilhos (VLTs, até R$ 105 bilhões), sistemas de BRT (até R$ 80 bilhões) e corredores exclusivos de ônibus (R$ 3,4 bilhões). A execução dos empreendimentos dependerá dos modelos de financiamento adotados, com destaque para as parcerias público-privadas (PPPs) e concessões como meios de viabilização.
No estado de São Paulo, o ENMU identificou 26 projetos prioritários, que somam R$ 175 bilhões em investimentos previstos até 2054. O portfólio paulista inclui expansões de linhas de metrô, trem metropolitano, monotrilho e implantação de novas redes de VLT.
Entre os destaques estão as extensões do Metrô Linha 2-Verde (nos trechos Cerro Corá–Vila Madalena e Penha–Dutra), da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra, e da Linha 5-Lilás, com prolongamentos tanto em direção ao Jardim Ângela quanto ao São Carlos–Chácara Klabin.
Também estão previstos avanços na Linha 6-Laranja, que poderá ser ampliada de Brasilândia a Vila Clarice e de São Joaquim a São Carlos, além da implantação de novas linhas como a Linha 16-Violeta, Linha 19-Celeste, Linha 20-Rosa e Linha 22-Marrom.
No modal ferroviário, o plano inclui a expansão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, além da criação das novas linhas 24-Quartzo e 25-Topázio. Já no transporte sobre trilhos de média capacidade, estão previstos o VLT de São Paulo (linhas Vermelha e Azul) e o VLT de Guarulhos.
Entre os projetos de monotrilho, destacam-se as ampliações da Linha 15-Prata, com extensão até Cidade Tiradentes, e da Linha 17-Ouro, que deverá ligar Morumbi-Congonhas a Jabaquara, passando pela avenida Washington Luís.
Segundo o BNDES, o conjunto de projetos do ENMU visa oferecer base técnica e econômica para orientar os investimentos federais e regionais em mobilidade até meados do século, priorizando eficiência, sustentabilidade e integração entre modais.
Projetos elencados:
🚇 Projetos de Metrô
- Extensão da Linha 2–Verde – Trecho Cerro Corá – Vila Madalena
- Extensão da Linha 2–Verde – Trecho Penha – Dutra
- Extensão da Linha 4–Amarela – Trecho Vila Sônia – Taboão da Serra
- Extensão da Linha 5–Lilás – Trecho Capão Redondo – Jardim Ângela
- Extensão da Linha 5–Lilás – Trecho São Carlos – Chácara Klabin
- Extensão da Linha 6–Laranja – Trecho Brasilândia – Vila Clarice
- Extensão da Linha 6–Laranja – Trecho São Joaquim – São Carlos
- Implantação da Linha 16–Violeta
- Implantação da Linha 19–Celeste
- Extensão da Linha 19–Celeste – Trecho Anhangabaú – Campo Belo
- Implantação da Linha 20–Rosa
- Implantação da Linha 22–Marrom
🚈 Projetos de Trem Metropolitano
- Extensão da Linha 11–Coral – Trecho Estudantes – César de Souza
- Extensão da Linha 12–Safira – Trecho Calmon Viana – Suzano
- Extensão da Linha 13–Jade – Trecho Engenheiro Goulart – Gabriela Mistral
- Extensão da Linha 13–Jade – Trecho Aeroporto de Guarulhos – Bonsucesso
- Extensão da Linha 13–Jade – Trecho Gabriela Mistral – São Carlos
- Implantação do Trem Linha 24–Quartzo
- Implantação do Trem Linha 25–Topázio
🚊 Projetos de VLT
- Implantação do VLT Linha 14–Ônix
- Implantação do VLT de São Paulo – Bonde São Paulo
- Implantação do VLT de Guarulhos
🚝 Projetos de Monotrilho
- Extensão da Linha 15–Prata – Trecho Jacú-Pêssego – Cidade Tiradentes
- Extensão da Linha 15–Prata – Trecho Cidade Tiradentes – Hospital Cidade Tiradentes
- Extensão da Linha 17–Ouro – Trecho Morumbi–Congonhas – Washington Luís
- Extensão da Linha 17–Ouro – Trecho Washington Luís – Jabaquara
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus






