Viagens de avião superam as de ônibus pela primeira vez desde 2020

Foto: Renato Lobo

As viagens de avião voltaram a liderar o transporte coletivo de longa distância no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Turismo 2024, divulgada pelo IBGE, o modal aéreo ultrapassou os ônibus pela primeira vez desde 2020. Segundo o levantamento, quase 15% das viagens realizadas no país no último ano foram feitas de avião, enquanto cerca de 12% ocorreram de ônibus. O carro particular continua sendo o principal meio de deslocamento entre os brasileiros.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O estudo indica que o turismo doméstico segue em recuperação após o impacto da pandemia, com mais de 20 milhões de viagens em 2024 — um aumento expressivo em relação aos 12 milhões registrados em 2021. Com isso, o setor aéreo retoma sua posição de destaque como o principal meio coletivo para viagens dentro do país.

Entre os fatores que contribuíram para essa mudança está o crescimento da renda média do trabalho, que subiu 4,7% em 2024, segundo o próprio IBGE. Esse avanço ampliou o acesso da população às passagens aéreas, impulsionado também por promoções e maior oferta de voos.

O levantamento do IBGE também mostra que as viagens a trabalho tiveram alta, representando quase 30% do total. O avião se destaca como a opção preferida para quem precisa otimizar o tempo ou viajar para destinos mais distantes, além de ser o meio mais utilizado em viagens com foco cultural e gastronômico.

Ainda segundo o IBGE, os gastos com turismo no país cresceram quase 12% em 2024. Mesmo com o aumento de despesas, o transporte aéreo vem se consolidando como alternativa mais atraente, especialmente em percursos de longa distância, pela economia de tempo e conforto oferecidos aos passageiros.

Via Trolebus