Presidente do Metrô defende menos burocracia para obras de Transporte Público

O presidente do Metrô, Sergio Avelleda cobrou nesta terça feira que é preciso, além de mais recursos, criar um ambiente institucional que favoreça os investimentos nos transportes públicos: “Se não, correremos o risco de, tendo os recursos, não executá-los, porque o excesso de burocracia e de controle poderá determinar a paralisação e a demora dessas realizações”, disse Avelleda. “Urge uma reflexão sobre o arcabouço jurídico-institucional relativo aos investimentos públicos, que é voltado para o não fazer, para a burocracia”, acrescentou.

As declarações de Avelleda foram uma cutucada pelo atraso em que obras de Metrô sofrem por conta da burocracia existente no país. Por exemplo, para construir uma linha de Metrô, é preciso tirar cerca de 3 licenças ambientais. Porem, para ter carro não é preciso tais licenças. Lembramos que o Metrô é elétrico, transporta muito mais gente, contra o carro que é a maior causa de poluição de São Paulo, além de levar no máximo 5 pessoas.

Sergio Avelleda representou o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, na abertura da feira Negocio nos Trilhos 2011.

Por Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus