Monotrilho

Maquete do futuro monotrilho da Linha 2-Verde do Metrô é apresentado em feira

Esta semana é marcada pela feira “Negócios nos Trilhos”, aberta nesta terça-feira (8), no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. O evento promovido pela Revista Ferroviária é considerado um dos maiores do setor. Mas, o que mais chama a atenção é um modelo do trem que vai andar no monotrilho entre a estação Vila Prudente do Metrô e a Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo.

Construída pela empresa Bombardier, a maquete tem as características dos 54 trens que vão compor a frota do monotrilho da zona leste. O sistema que será implantado pelo Metrô terá capacidade para transportar até 48 mil passageiros por hora e por sentido, em intervalos de até 75 segundos, com velocidade máxima de 90 km/hora. Ao todo, a nova linha terá 24,5 km de extensão e 17 estações. O trecho entre Vila Prudente e São Mateus deve entrar em operação em 2014. A linha completa, até Hospital Cidade Tiradentes, está prevista para funcionar em 2016 e beneficiará 550 mil pessoas por dia. A promessa é que, em trens desse tipo, a viagem, que hoje leva duas horas, seja feita em 50 minutos.

As obras do monotrilho começaram em março de 2010. Na Avenida Luiz Inácio de Anhaia Mello, estão alguns pilares que vão sustentar os trilhos. Ao lado da Estação Vila Prudente, está sendo construída outra estação que vai unir o monotrilho, o Expresso Tiradentes e o Metrô. Já em 2013 será entregue o trecho entre Vila Prudente à Estação Oratório, com 2,9 km de extensão.

Por Renato Lobo, com as informações de G1

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios