Ciclista

Comerciantes preocupados apenas com as vendas pedem o fim da ciclovia em Moema

Comerciantes preocupados apenas com lucros, que formam a Amam (Associação de Amigos e Moradores de Moema) prometem ir à Justiça caso a CET não desista da ideia de implantar uma ciclovia no bairro de Moema em São Paulo. A via para bicicletas começou a ser testada no último sábado. “Só entregadores usam a ciclovia. Comércios estão fechando e visitantes não conseguem estacionar”, diz a presidente da entidade, Rosângela Lurbe em entrevista a Band.

A Amam pediu ajuda ao Ministério Público para conseguir uma reunião com a CET. “Se depois disso nada mudar, vamos entrar com a ação na Justiça”, afirma. Os comerciantes começaram a coletar assinaturas para entregar um abaixo-assinado à prefeitura. Estes comerciantes dizem que a via, que funciona todos os dias, tem causado confusão desde a inauguração. O maior problema é o estacionamento de veículos na ciclovia, o que impede a passagem das bicicletas. “Estão querendo afastar o público de Moema”, diz Rosângela.

Por outro lado o incentivo ao uso de bicicletas além de contribuir para a mobilidade sustentável, a prática de esportes, pode revitalizar a rua que recebe a faixa, já que aumenta o uso do espaço urbano estimulando a população a usar a via como forma de lazer. Infelizmente oque vemos em Moema é alguns comerciantes que apenas estão preocupado com as vendas. Será que é tão difícil o cliente deixar seu carro uma quada de distância do estabelecimento? E se o cliente fosse de ônibus?

Em nota, a CET afirma que está fazendo pesquisas com usuários e que pode fazer mudanças na ciclovia. Diz ainda que se reunirá a Amam dia 28.

Lamentável…

Por Renato Lobo | Foto: Márcio Fernandes AE

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus