Aquático-SP completa um ano com meio milhão de passageiros e alta aprovação
A Prefeitura de São Paulo anunciou que o Aquático-SP, primeiro sistema de transporte hidroviário da cidade, completou um ano de operação nesta terça-feira (13/05). Desde o início do serviço, já foram transportados 500 mil passageiros — marca alcançada no último domingo (05/11).
Além da adesão expressiva, o sistema foi bem avaliado pelos usuários: 90,34% dos passageiros disseram estar satisfeitos, conforme pesquisa realizada pela SPTrans com pessoas que utilizam a ligação entre os terminais hidroviários Mar Paulista e Parque Linear Cantinho do Céu, na represa Billings.
O levantamento, realizado entre os dias 12 e 17 de abril, ouviu 476 passageiros. A maioria afirmou usar o serviço regularmente durante a semana como parte do trajeto diário para o trabalho. Entre os entrevistados, 90% declararam satisfação com o transporte, enquanto 7% se mostraram neutros quanto à avaliação.
A pesquisa apontou ainda que 53,57% dos usuários utilizam o Aquático-SP para ir e voltar do trabalho. Esse uso frequente é confirmado por outro dado: 69,54% dos passageiros disseram ter usado o serviço em sete ou mais dias nos últimos dois meses. A maioria das viagens também é feita de forma individual — 69,75% dos entrevistados estavam sozinhos nas viagens, reforçando o uso cotidiano.
A experiência de viagem foi bastante elogiada. Entre os principais pontos positivos destacados estão a limpeza das embarcações (97,48%), a fluidez do trajeto (95,59%) e o conforto a bordo (93,70%). Além disso, 92,23% dos passageiros afirmaram já ter indicado o serviço a familiares ou amigos.
Entre os benefícios mais mencionados está a agilidade em comparação ao transporte por ônibus e a ausência de congestionamentos, item citado por 57,14% dos que usam o serviço nos dias úteis. O atendimento dos operadores, a paisagem durante o percurso e a organização também foram bastante valorizados.
Embora o uso para fins profissionais seja predominante, o Aquático-SP também é procurado para lazer. Entre os passageiros que utilizam o sistema aos fins de semana, 40,72% relataram fazer passeios, enquanto 28,05% usaram o transporte para visitar amigos e parentes.
O serviço é gratuito e opera em fase assistida, conectando os terminais Mar Paulista e Cantinho do Céu todos os dias, das 5h às 21h. Com o marco de um ano de operação, a SPTrans continua monitorando o desempenho e a satisfação dos usuários, com o objetivo de aprimorar a mobilidade na região.