Conheça o Pátio Água Espraiada da Linha 17-Ouro

Bloco de manutenção visto de fora - Renato Lobo | Via Trolebus

O ViaTrolebus visitou as obras da Linha 17-Ouro do monotrilho. Nesta série de quatro reportagens, o site apresenta as estações, um trecho da linha a bordo de um veículo de manutenção e, neste primeiro episódio, mostra o futuro Pátio Água Espraiada e a Estação Washington Luiz, que fica anexa ao pátio.

O Pátio Água Espraiada está sendo construído sobre o Piscinão Água Espraiada. O espaço contará com seis quilômetros de vias internas e terá capacidade para acomodar todos os trens da Linha 17, incluindo as duas expansões previstas, que levarão a linha de Jabaquara até a Estação São Paulo-Morumbi.

Vista do bloco de manutenção – Renato Lobo | Via Trolebus

De acordo com funcionários ouvidos pelo ViaTrolebus, o local poderá abrigar até 39 composições, mas, inicialmente, servirá como estacionamento e centro de manutenção para os 14 trens que estão sendo fabricados pela BYD.

Bloco de manutenção – Renato Lobo | Via Trolebus
Bloco de manutenção com o primeiro trem – Renato Lobo | Via Trolebus

O trecho inicial da Linha 17-Ouro, atualmente em construção, compreende o trajeto entre Morumbi e Estação Washington Luiz, além de um ramal até o Aeroporto de Congonhas. Quando a linha for expandida para suas duas extremidades – de Washington Luiz até Jabaquara e de Morumbi até São Paulo-Morumbi – será necessária a compra de mais 12 trens. O espaço excedente no pátio poderá acomodar um eventual aumento na frota.

Pátio com dois andares

Além das salas técnicas, almoxarifado e do prédio que abriga o Centro de Controle Operacional (CCO), o Pátio Água Espraiada possui dois níveis. O andar superior é destinado ao estacionamento dos trens, enquanto o bloco A, no andar inferior, é utilizado para manutenção.

Vista da estação Washington Luiz e a entrada do pátio e estacionamento. A esquerda, as vias no sentido Jabaquara – Renato Lobo | Via Trolebus
Acima o patio de estacionamento. A via mais a direita é que liga o estacionamento até a manobra, que por sua vez liga ao bloco de manutenção – Renato Lobo | Via Trolebus
O aparelho que permite a troca de via. A esquerda, a via que vem do pátio e a direita, a via que da acesso ao bloco de manutenção – Renato Lobo | Via Trolebus

A área de estacionamento está localizada após a Estação Washington Luiz, à direita da via no sentido Jabaquara.

Os trens que precisarem descer para a manutenção utilizarão a chamada via 12, que possui um declive de 8%. Essa via leva até uma área de manobra, que, por sua vez, dá acesso ao bloco A.

Estação Washington Luiz

A Estação Washington Luiz fica anexa ao Pátio Água Espraiada. Ao lado da estrutura, há um prédio envidraçado, que deve abrigar o Centro de Controle de Operações (CCO) da Linha 17-Ouro.

A esquerda, a estação Washigton Luiz e a direita o prédio que abriga o CCO – Renato Lobo | Via Trolebus
Área do mezanino da estação – Renato Lobo | Via Trolebus

A estação terá plataformas laterais e, atualmente, está na fase de acabamento, com a instalação de estruturas metálicas. Até o final de março, deverá receber a passarela de acesso, que será a maior da Linha 17, conectando o acesso norte ao mezanino.

A maior passarela da Linha 17, com mais de 100 metros de comprimento – Renato Lobo | Via Trolebus
Vista da plataforma da estação – Renato Lobo | Via Trolebus

Segundo o governo estadual, a obra da estação está 68% concluída.

Operação da linha

A operação da Linha 17-Ouro será feita por ramais. Na primeira fase, haverá dois serviços partindo da Estação Morumbi:

  • Um com destino ao Aeroporto de Congonhas
  • Outro até a Estação Washington Luiz

Veja imagens do pátio e a estação em nosso canal no YouTube:

YouTube video

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus