Uma reunião com foco no turismo ferroviário entre o prefeito em exercício de Santo André, Luiz Zacarias, o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, e o secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, além do presidente da CPTM, Pedro Moro, Secretário Executivo dos Transportes Metropolitanos, Manoel Marcos Botelho, e do Diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM, Jose Marcos Miziara Filho, ocorreu em viagem no Expresso Turístico, entre a Luz e Paranapiacaba, nesta quarta-feira (5).
De acordo com comunicado da prefeitura de Santo André, durante a viagem, as autoridades formataram um grupo de trabalho que em até 60 dias apresentará propostas sobre o turismo ferroviário e demais atividades ligadas a a histórica vila.
“Temos muito interesse em desenvolver o turismo ligado às ferrovias e faz muito sentido que olhemos para Paranapiacaba. Vamos conversar sobre programas que incentivem este turismo, identificando trechos e ideias. Esta é uma primeira conversa, uma aproximação para darmos continuidade”, disse o secretário Roberto de Lucena.
“Essa primeira conversa é de grande relevância pela presença do secretário em nos apoiar em projetos para a nossa querida Vila. Vamos dar andamento às ideias com este grupo de trabalho e apresentar programas que fomentem o andamento do turismo ferroviário, mostrando Paranapiacaba para todo o Estado”, afirmou o prefeito em exercício, Luiz Zacarias.
22º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP)
Em dia 22º edição, o Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP) terá mais de 60 atrações, envolvendo cerca 300 artistas de Santo André e da região, que será realizado nos dois últimos finais de semana de julho (dias 22, 23, 29 e 30). Todas as atrações e atividades são gratuitas, apenas é sugerida a doação de alimentos não perecíveis ou itens para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade.
A abertura do evento acontece no dia 22 (sábado), às 10h, com a entrega de um dos primeiros campos de futebol do Brasil, do União Lyra Serrano. Também será inaugurado um memorial a Charles Miller, que contará a história do pai do futebol e como sua trajetória está relacionada ao clube mais antigo do ABC (União Lyra Serrano).