O Parque do Ibirapuera deve ter mais uma estação de Metrô próximo, além de AACD-Servidor da Linha 5-Lilás. Trata-se da Estação Jardim Paulista, da Linha 16-Violeta. O novo eixo metroviário vai ligar as estações Oscar Freire e Cidade Tiradentes, e está na fase de contratação do anteprojeto de engenheira e projeto básico.
De acordo com o projeto diretriz da Linha 16, a estação Jardim Paulista estará em um terreno entre a avenida Brigadeiro Luís Antônio e a rua Manoel da Nóbrega, na altura da alameda Lorena.
A parada está a cerca de um quilômetro do Parque do Ibirapuera,
“Sua inserção atende centralidades lineares como a avenida Brigadeiro Luís Antônio, rua Tutoia e rua Manoel da Nóbrega, onde se localizam diversas atividades comerciais e de serviços, com um número elevado de empregos. Atende ainda ao complexo desportivo e ao parque do Ibirapuera, podendo atrair grande número de passageiros também aos finais de semana.”
Estações da Linha 16 abordadas em artigos do Via Trolebus:
- Estação Paes de Barros;
- Estação Lins de Vasconcelos;
- Estação Rio das Pedras;
- Estação São Carlos;
- Estação Santa Marcelina;
- Estação Paraíso;
- Pátio Henry Ford;
- Estação Vila Bertioga;
- Estação Jardim Brasília;
- Estação Álvaro Ramos;
- Estação Renata;
- Estação Anália Franco;
- Estação 9 de Julho;
- Estação Aclimação.
Deve servir como integração ao fluxo de ônibus da avenida Brigadeiro Luís Antônio, onde circulam 14 linhas municipais em uma frequência de até 100 ônibus/hora.
Com demanda diária estimada em 18.310 passageiros, o atendimento desta estação se divide entre passageiros lindeiros (45%) e integrados com ônibus (55%), sendo o movimento principal no pico da manhã o de desembarque, com cerca de 3.800 passageiros.
O documento ainda cita que a futura parada está localizada entre dois grandes edifícios, dentre eles o conjunto Almirantes, de autoria do arquiteto Jaime Lerner e que possui valor arquitetônico reconhecido, o qual a implantação da estação buscou valorizar, deixando no seu alinhamento um espaço livre e arborizado para a circulação
pública.
“Esse espaço faz parte de um boulevard que conecta a avenida Brigadeiro Luís Antônio e a rua Manuel da Nóbrega no nível da superfície, facilitando o acesso ao corredor de ônibus no sentido centro e ao conjunto do Ibirapuera e demais equipamentos, por intermédio de um espaço de fruição pública com áreas comerciais de baixo gabarito.”
Possível futura conexão com a Linha 19-Celeste
A parada tem previsão de conexão com a futura Linha 19-Celeste, e de acordo com o Metrô, o traçado e posição de estação não estavam definidos no momento da elaboração do projeto diretriz da Linha 16. “O projeto prevê a possibilidade de integração na porção oeste da plataforma, onde há espaço livre para a escavação de uma vala que poderá receber a circulação vertical da futura integração.”