A futura estação Anália Franco do Metrô, no futuro, deve ser um importante ponto de conexão com duas ligações ferroviárias. Atualmente está em obras o ponto de embarque da Linha 2-Verde, na expansão da Vila Prudente até a Penha, e no futuro, o local deve ser caminho de passagem da futura linha 16-Violeta, que por sua vez vai ligar a Cidade Tiradentes até Oscar Freire:
De acordo com o Projeto Diretriz do novo eixo metroviário, a estação Anália Franco da Linha 16-Violeta encontra-se junto à estação de mesmo nome da Linha 2-Verde, no quadrilátero formado pela avenida Vereador Abel Ferreira, rua Engenheiro Cestari, avenida Eduardo Cotching, rua Jorge Bittar e avenida Montemagno.
“O ponto de referência principal é o shopping Anália Franco que se localiza ao norte do conjunto e terá um acesso da Linha 2-Verde em sua calçada”.
A parada da Linha 16 estará localizada ao sul do conjunto e terá um acesso independente na futura quadra formada pelo realinhamento viário já proposto no projeto da Linha 2-Verde; essa quadra é delimitada pela rua Jorge Bittar e pelas avenidas Montemagno e Vereador Abel Ferreira. O acesso sul será exclusivo por elevadores de alta capacidade.
A demanda diária é estimada em 127.710 passageiros por dia, sendo que 95% virão dessa integração com a Linha 2. As duas linhas se cruzam de forma quase perpendicular, estando a Linha 2-Verde acompanhando a
direção da rua Jorge Bittar e a Linha 16-Violeta, a avenida Vereador Abel Ferreira.
Estações da Linha 16 abordadas em artigos do Via Trolebus:
- Estação Paes de Barros;
- Estação Lins de Vasconcelos;
- Estação Rio das Pedras;
- Estação São Carlos;
- Estação Santa Marcelina;
- Estação Paraíso;
- Pátio Henry Ford;
- Estação Vila Bertioga;
- Estação Jardim Brasília;
- Estação Álvaro Ramos;
- Estação Renata.
Método construtivo e integração entre linhas
A escavação da Linha 2-Verde, já contempla cerca de 44 metros do comprimento das plataformas da Linha 16-Violeta. O restante do comprimento de 132 metros será feito sob dois métodos construtivos distintos: cerca de
34 metros escavados em túnel convencional de grandes dimensões e os demais 54 metros na escavação a céu aberto de dois poços em formato de “oito”. Terá plataformas laterais.
Os dois pontos de embarque serão unidos por um túnel acima do espaço para as vias dos trens:
Desapropriações
A vantagem da construção é que parte das áreas desocupadas pela Linha 2 serão utilizadas pela linha 16. Haverá, no entanto, a desapropriação de edificação de uso comercial: um imóvel com área aproximada de 1.366 m² para o acesso sul.
Prazos e status atual do projeto
O Metrô está contratando o anteprojeto de engenharia, seguido do projeto básico da Linha. Após a consolidação desses estudos, será possível estimar um prazo para início das obras.