Trólebus

Novos trólebus biarticulado da Suíça contam com piso de plástico

A cidade suíça de Winterthur recebeu o primeiro novo trólebus, modelo Lightram 25 da Hess, com 24 metros de comprimento. Trata-se de um modelo biarticulado.

O novo veículo conta com inovações como o piso feito de plástico em vez de madeira, o que proporciona maior robustez e proteção contra quebras. A tração está no segundo e terceiro eixos, e é fornecida por dois motores elétricos, cada um com potência de 190 kW.

O ônibus é equipado com baterias para condução autónoma. As baterias de lítio de alto desempenho estão localizados no primeiro segmento e têm capacidade de 66 kWh, permitindo que o trólebus percorra até 25 km em operação autônoma. Câmeras estão no lugar dos tradicionais espelhos retrovisores.

A frota de elétricos é composta atualmente por 34 articulados (10 Solaris Trollino e 24 Hess) construídos entre 2005 e 2014. As novas chegadas substituirão os trólebus Trollino, que serão vendidos no exterior no início de 2023. É esperados novos veículos de 18 metros, o que aumentará a frota para 41 veículos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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