PMSP
CPTM

Linha Arco Sul da CPTM aparece de volta em mapa da Linha 22

O Metrô de São Paulo publicou o edital de licitação para contratação do anteprojeto e estudos ambientais da Linha 22-Marrom, que no futuro fará a ligação de Cotia com São Paulo.

A empresa contratada terá 35 meses para finalização das análises, ou seja, se o contrato for assinado no começo de 2023, esta fase de estudo deve terminar em 2026. É importante lembrar que trata-se ainda de uma fase de análises antes da contratação de obra, e que após estes trabalhos será a fase do projeto básico e executivo. Ou seja, construções na Linha 22 apenas a partir da década que vem.

Arco sul da CPTM de volta

O termo de referência do edital mostra um mapa mais atualizado da Linha 22, com suas estações e integrações, e no croqui é destacado o projeto “Arco Sul” da CPTM, agora chamado de “Arco Oeste-Sul“. A futura linha ainda em fase embrionária, cruzaria a Linha 22 na estação Monte Belo, que poderá ficar na região da Avenida Escola Politécnica:

Fonte: Metrô de São Paulo

O projeto da CPTM já é conhecido há quase uma década. Partindo de Santo André, o ramal seguiria rumo a Alphaville, atendendo a bairros do extremo sul da cidade de São Paulo e ABC, cruzando São Bernardo do Campo, Diadema, Jurubatuba na Linha 9-Esmeralda, Campo Limpo, região de Taboão da Serra, cruzando com a Linha 4-Amarela, Belo Monte cruzando a Linha 22, chegando a estação António João da Linha 8-Diamante e posteriormente em Alphaville.

O mapa a seguir é de 2013, do documento chamado de “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo“, que pode ter tido revisões. Ou seja, não se sabe se a origem/destino do antigo arco sul ainda é o mesmo. O mapa está desatualizado, tanto que mostra extensões suprimidas, como a Linha 16 entre Ipiranga e Zona Norte, a finada Linha 18-bronze e a porção leste da Linha 6:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus