Aurea Araujo Bernardo
Trens Urbanos

Ilustração mostra como poderão ser os novos trens das Linhas 8 e 9 da ViaMobilidade

A Alstom está fabricando 36 trens para a ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede ferroviária na Região Metropolitana de São Paulo.

Nos últimos dias, imagens revelaram o padrão de pintura dos trens atuais, e uma ilustração feita por Paulinho Stippe e Felippe Gomes Suzano mostra como poderá ser o padrão estético das novas 36 composições:

Ainda não se sabe se a máscara dos novos trens será idêntica das composições da série 9000 da CPTM. Mas as últimas encomendas da fabricante francesa, com a aquisição de composições da Trensurb e SuperVia, seguiram o mesmo modelo comprado pela estatal paulista.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Na ilustração que foi colocada as composições “não possuem estribo nas portas” de acordo com que acontece em todas carruagens de trens mundiais, isto será adotado, ou se continuar a persistir com aquelas gambiarras da CPTM?

    A largura da série 7000 possui 3,3 m e que já trafegou em todas as linhas, inclusive nesta 8 e 9, que é a maior de todas e permite diminuir o vão entre a composição e a plataforma. Isso também pode impactar na maior capacidade de lotação dos trens, estabilidade e massa final.

Publicidade

Anúncios