Trólebus

BRT na costa adriática Italiana ganha trólebus

O corredor de ônibus BRT que liga liga Rimini a Riccione, na costa adriática, que é um braço do Mar Mediterrâneo, ganhou a operação dos trólebus articulados fabricados pela Van Hool.

Trata-se do Transporte Costeiro Rápido (TRC), conhecido como Metromare, que conecta a estação de Rimini e a estação de Riccione inteiramente em faixas reservadas. O BRT havia sido inaugurado em 23 de novembro de 2019, mas sem os trólebus.

O evento de lançamento também coincide com o 100º aniversário dos primeiros veículos elétricos introduzidos em Rimini. Em 1 de julho de 1921, o primeiro trecho do bonde Rimini – Riccione começou a funcionar, ligando o centro de Rimini ao Ospizi Marini (hoje Piazza Tripoli); a linha do bonde foi concluída em junho de 1927, quando o desenvolvimento turístico da Riviera exigiu a ampliação do serviço, e o trólebus foi escolhido como o veículo ideal para um transporte confortável e rápido. Hoje é a vez do Metromare, que se integra com o serviço prestado pela linha 11.

A percepção dos usuários tem sido positiva em quase dois anos de funcionamento. O horário do serviço, inicialmente previsto das 7h00 às 21h00, foi posteriormente alargado até à meia-noite durante os meses de verão. Só no verão de 2021, o Metromare transportou 220.000 passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus