Metrô de São Paulo
Monotrilho

Tuneis de estações do monotrilho da Linha 17 estão “na fase de finalização”

Das oito estações do trecho de 7,8 quilômetros em construção da Linha 17-Ouro do monotrilho, sem contar Morumbi, que faz parte de um outro contrato, e que está praticamente pronta, outras duas paradas possuem equipamentos que estão em fase adiantada de construção.

De acordo com uma postagem do presidente do Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais, duas paradas que contam com túneis de integração com outros equipamentos, estão “na fase de finalização”.

“As obras seguem em bom ritmo os túneis tanto o de Congonhas como o de Campo Belo estão na fase de finalização com o assentamento de piso.”, disse Silvani.

No caso da primeira estação, a passagem vai permitir acesso ao terminal de embarque do Aeroporto. Já no segundo caso, será a conexão da Linha 17-Ouro com a Linha 5-Lilás do Metrô.

Promessa ainda para 2022

No mesmo post, Silvani mantém o prazo de entrega do meio de transporte que vai ligar o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da CPTM para 2022.

Mas o “Relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2020“, faz previsões para chegada do primeiro trem, chamado de “cabeça de série”: em 30 de dezembro de 2022.

Andamento das obras

Uma das fases mais aguardadas das obras é o lançamento das vigas-trilhos, por onde os trens correrem. De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais em resposta a um seguidor nas redes sociais, os trabalhos devem ser iniciados no começo do próximo mês. “As obras de todas as estações da linha 17 foram retomadas. Estamos preparando o lançamento de vigas que deve ser iniciado no próximo mês”, disse Silvani. Faltam ainda 136 vigas para serem instaladas.

Já em outra postagem a secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM informa que os canteiros de obras contam atualmente com 600 trabalhadores.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus