Trem de Carga

Ministro da Infraestrutura promete 380 km da Ferrovia de Integração Centro-Oeste

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em reunião com o governador do Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que a construção de mais de 380 quilômetros da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) deve iniciar nos próximos meses.

O encontro ocorreu na última terça-feira, 22 de junho, e foram tratados temas como projetos de infraestrutura do estado, além da programação para início das operações do Centro de Excelência Ferroviária, que será sediado em Anápolis/GO.

“As agendas com o Goiás são inúmeras e todas de grande importância para diversos seguimentos da infraestrutura. Só que não podemos deixar de dar ênfase para as ferrovias, dois grandes projetos e de suma importância vão começar a acontecer nos próximos meses. Esse será um dos caminhos para o reequilibro da matriz de transporte”, disse o ministro da Infraestrutura.

A pasta por meio da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, obteve junto ao Ibama a nova licença para o início da construção de 383 quilômetros de trilhos da Fico, entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). O novo eixo deve viabilizar a cruz ferroviária no Brasil, após conexão à Norte-Sul e à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

A implantação da Fico será realizada pela Vale, após a prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), em parceria com a Valec. Cerca de R$ 2,7 bilhões, que seriam pagos em outorga à União, serão investidos pela Vale na construção da ferrovia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios