O Governo de São Paulo vai ampliar a fase de transição do Plano São Paulo, que terminaria no dia 1º de maio até pelo menos o dia 9.
De acordo com anúncio do governador João Doria, todos os estabelecimentos poderão funcionar das 6h às 20h.A ocupação dos estabelecimentos continua em 25%. O toque de recolher segue vigente, e os parques municipais e estaduais podem funcionar das 6h às 18h. Havia a expectativa de que o governo estadual anunciasse a mudança na quarentena na próxima sexta-feira (30), mas o anúncio foi antecipado.
Paulo Menezes, coordenador do centro de contingência da Covid-19, informou que a situação melhorou nas últimas semanas, que tem permitido o avanço da retomada das atividades econômicas. Menezes disse também que a variante do coronavírus P1, mais letal, apareceu em 90% dos casos de infecção no mês de abril no estado.
Já Jean Gorinchteyn, Secretário de Estado da Saúde, disse que o estado tem 80% de ocupação de leitos para a covid-19. Na Grande São Paulo o índice está em 78,4%. O índice de casos caiu 15,7%, enquanto as internações caíram 6,8%, e os óbitos por sua vez, 21,8% de queda.