O Governador de São Paulo, João Doria, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 04 de março de 2021, confirmou que o leilão das linhas 8 e 9, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, será realizado ainda neste mês.
“Um leilão bastante robusto ele vai ocorrer e provavelmente ainda neste mês de março. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo fez algumas observações, solicitações complementares, mas já destacamos e informamos que tudo aquilo que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo solicitou, eu pedi que o vice governador, Rodrigo Garcia, fosse pessoalmente no Tribunal de Contas entregar as informações solicitadas pelo relator, elas foram entregues e estamos muito tranquilos quanto a essa liberação nos próximos dias ou nas duas próximas semanas e confirmando isso, nós faremos o leilão até o final deste mês de março na B3 das linhas 8 e 9 da CPTM”, afirmou o governador.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM divulgou na noite da segunda-feira, 1º de março de 2021, que tomou conhecimento de que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e determinou a suspensão da licitação das linhas 8 e 9.
Já o secretário Alexandre Baldy, em uma rede social, afirma que “no prazo estabelecido, prestaremos as informações necessárias para elucidar todos os pontos da representação e retomar o leilão”. “Reforçamos a legalidade do edital e comunicaremos todos os passos com transparência para que não existam prejuízos aos interessados e, sobretudo, à população”, disse o titular da pasta.
O TCE suspendeu a licitação de concessão na última sexta-feira, e foi de forma monocrática do conselheiro Robson Marinho, atendendo a uma representação movida pelo escritório Fabichak & Bertoldi, que aponta possíveis inseguranças jurídicas e inconsistências no apontamento de custos que poderiam deixar a concessão inviável economicamente.