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VLT em elevado e túnel: Alguns detalhes sobre a Linha 14-Ônix da CPTM

O projeto da Linha 14-Ônix, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, prevê a ligação sobre trilhos entre Santo André, no ABC Paulista e a cidade de Guarulhos. Antes do entusiasmos dos leitores, não há previsão de implantação, e se quer de aprofundamento de estudos na atual gestão. Representantes do Estado já inúmeras vezes afirmaram que o foco é entregar as obras em andamento.

Mas até a atualidade foi desenvolvido o projeto funcional da linha, que precede o executivo e básico, e o documento mostra alguns detalhes do que poderá ser o traçado do meio de transporte, além de algumas possíveis características.

Estações e traçado

O projeto funcional elencou 28 paradas ou estações para um rota de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT. A possível nova linha serviria como uma ligação perimetral e atenderia regiões importantes da Zona Leste de São Paulo.

Estação ABC e paradas em Santo André

O ponto de partida é na futura estação ABC, na região da antiga Parada Pirelli, entre Celso Daniel-Santo André e Capuava. Depois a linha segue pelas estações Avenida dos Estados e Vila Curuçá, neste trecho em via elevada, e depois Cidade dos Meninos em superfície e por fim até Oratório em elevado.

Estações na Zona Leste de São Paulo

A linha 14 cruzaria o monotrilho da Linha 15-Prata em Sapopemba, por meio de um túnel que iniciaria perto dos limites entre os dois municípios até a futura estação Teotônio Vilela. A linha segue pelas paradas Artigas, Jardim Tietê e Rio das Pedras pela superfície. Um provável caminho do VLT seria pela avenida Arquiteto Vila Nova Artigas.

Foto: Felipe Claros

Depois o VLT segue pelas estações Nossa Senhora do Carmo e Parque do Carmo, em parte elevado e em parte em superfície, quando a Linha 14 chega na Avenida Jacu Pêssego, até a futura parada Santa Marcelina. E então, o VLT segue em via elevada pelas estações Fatec, Corinthians-Itaquera, quando fará conexão com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral, por cima da estação atual.

Segue depois ate Água de Haia, quando volta para a superfície, seguindo pelas estações AE Carvalho, Jardim Guarani, Caititu e Imperador. Segue em elevado entre as estações Imperador, Vila Jacuí, Avenida São Miguel, depois desce para superfície para a futura estação União de Vila Nova, em conexão com a Linha 12-Safira da CPTM.

Estações em Guarulhos

O VLT cruza o Rio Tietê em via elevada, depois chega a superfície até a futura estação Santos Dumont já em Guarulhos. Segue em elevado pelas estações Jutino de Maio e Jati, e depois segue em túnel pelas paradas Jati e Monteiro Lobato, e depois em superfície até a estação Guarulhos-Cecap, em conexão com a Linha 13-Jade da CPTM.

Caraterísticas das estações

O projeto funcional ainda esboça alguns detalhes sobre as possíveis paradas, como portas de plataforma:

Estação subterrânea
Estação elevada

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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