Foto: Renato Lobo
CPTM

Linhas novas da CPTM estão descartadas para o próximo quadriênio

A atual malha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, que hoje conta com aproximadamente 270 quilômetros, deve ganhar nos próximos anos 4,5 km, que fazem parte da extensão da Linha 9-Esmeralda entre Grajaú e Varginha.

No entanto, nenhuma outra expansão deverá ser lançada pela empresa no próximo quadriênio. A informação é do presidente da operadora, Pedro Moro, durante reunião com sites e blogs do setor dos transportes, no último dia 6 de abril.

Projetos não faltam. Um deles, da conta de uma ligação perimetral entre o ABC Paulista até Guarulhos, a chamada Linha 14-Ônix, onde é previsto um VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos passando por vias importantes como a Jacu Pêssego.

Outra extensão ambiciosa é o projeto Arco Sul, um eixo de transporte com 65 km, ligando Alphaville, em Barueri, ao ABC. Mapas com a futura rede divulgados entre os anos de 2013 e 2014 revelavam o projeto que partiria da estação Pirelli, cortando São Bernardo do Campo, Diadema, bairros do extremo sul da cidade de São Paulo, e cruzaria com linhas como a Linha 9-EsmeraldaLinha 5-LilásLinha 4-Amarela, chegando a estação António João da Linha 8-Diamante e posteriormente em Alphaville.

Existe ainda um estudo de levar a Linha 11-Coral ao Distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes. Em 2011, um relatório elaborado pela CPTM dava conta de que a extensão elevaria a demanda do Expresso Leste em 9%.

Todavia, a companhia deve nos próximos anos focar na melhoria dos serviços, segundo o que disse Pedro Moro, com a redução de intervalos e o aumento na oferta de lugares.

A expansão da rede de trens poderá ser trocada pela iniciativa privada, com os trens intercidades e o serviço parador de Campinas, se o governo estadual conseguir tocar a concorrência pública deste meio de transporte.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus