Metrô

Rede de Metrô de Xangai se torna a maior do mundo: 772 km

Xangai, na costa central da China, é a maior cidade do país e considerado um núcleo financeiro global. Se tornou a cidade com a maior rede de metrô do mundo no dia 23 de janeiro, com a inauguração da Linha 15 que estabelece um eixo norte-sul com trens sem condutores.

A linha percorre 42,3 km do Parque Gucun, no distrito de Baoshan, até o Parque Zizhu Hi-Tech em Minhang, e atende a 29 estações, das quais seis são interligações com outras linhas.

Após a inauguração da Linha 18 de 14,5 km e da extensão de 10,0 km da Linha 10 em 26 de dezembro, a inauguração da Linha 15 leva a rede de metrô de Xangai a um comprimento total de 772 km e 459 estações.

A China agora abriga as cinco maiores redes de metrô do mundo, tendo ultrapassado cidades como Moscou, Nova York e Londres. O país asiático ostenta 13 dos 20 maiores metrôs, quase todos desenvolvidos no último quarto de século.

Os planos para a Linha 15 foram aprovados pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma em dezembro de 2010, embora a construção não tenha começado antes de 2017. A linha é operada por uma frota de 54 composições de seis carros fabricadas pela CRRC. Os serviços com composições que correm a 80 km/h operam inicialmente com intervalos de 5 minutos durante os horários de pico em dias úteis e 6 minutos em outros horários. Cada trem tem capacidade para até 1.860 passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus