A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM devem entregar nesta quinta-feira, 18 de novembro de 2020, o quatro trem da série 2500, para a Linha 13-Jade, que liga as estações Aeroporto Guarulhos e Engenheiro Goulart.
Mais quatro até o final do ano
Um comunicado à imprensa, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos diz que todos os comboios do modelo chinês podem estar operacionais até o final do ano, totalizando todos os 2500’s comprados em pleno funcionamento até 31 de dezembro.
“Cinco trens estão em testes e começarão a circular até final de dezembro, após a realização de todos os protocolos de segurança e operação” afirmou o presidente da operadora, Pedro Moro, de acordo com a nota.
Vai sobrar trem
Com oito composições à disposição para o atendimento que liga o Aeroporto de Guarulhos e o restante da malha metroferroviária, e com os atendimentos Connect e Airport Express suspensos, vai sobrar trem na Linha 13, já que o intervalo atual varia entre 20 e 30 minutos, não sendo necessário mais que duas composições na linha.
O serviço entre Guarulhos e o Brás na verdade pode nem voltar a operar, segundo declarações do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy. O titular da pasta fala em um novo serviço complementar, o que pode dar uso a frota excedente. Já Pedro Moro é mais reticente sobre o futuro do serviço, e diz que não há prazos para a mudança.