Foto: GESP
CPTM

Presidente da CPTM espera finalizar concessão das Linhas 8 e 9 no meio de 2021

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e seu presidente, Pedro Moro, esperam finalizar a concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda no meio de 2021, segundo palavras do próprio Moro em entrevista ao Infracast:

YouTube video

O presidente da operadora ainda confirmou que espera lançar a licitação dos dois atendimentos em dezembro deste ano. O prazo já havia sido prometido pelo secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, durante visita às obras da estação Morumbi, da Linha 17-ouro.

Moro diz ainda que o novo operador deverá prover a modernização de 35 estações, e a aquisição de mais de 30 novos trens, e que a medida deve ajudar na operação das demais linhas.

Dança das cadeiras

Quinze composições da série 8500, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, serão emprestados para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, após a conclusão da concessão das duas ferrovias, de acordo com a minuta do edital, disponível no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos -STM.

Com o “jogo das cadeiras”, os 36 trens da série 8000 devem ser realocados para outras linhas, parte deles muito provavelmente para a 11-Coral, que atualmente conta com 35 “8500”, e que deve perder temporariamente os 15.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Também farão parte da frota da operadora todos os 40 trens da série 7000. Segundo ainda o documento, decorrido o prazo máximo de 30 meses da assinatura do contrato de concessão, e após a aquisição dos novos comboios, a nova operadora deverá ter devolvido à CPTM os 15 trens da Série 8500 e 15 trens da Série 7000, ficando com os restantes 25.

A nova operadora terá que adquirir 30 novos trens, totalizando então 55 composições, além dos seis 5400 da extensão operacional da Linha 8, entre Itapevi e Amador Bueno.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus