Foto: Renato Lobo
CPTM

Novo concessionário das Linhas 8 e 9 da CPTM terá que modernizar 35 estações

Em uma audiência publica realizada nesta quinta-feira, 28 de fevereiro de 2020, representantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, informaram mais detalhes sobre a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

O novo operador, além de ter que adquirir mais de 30 trens, deverá modernizar 35 estações. Segundo nota da companhia, o concessionário deverá investir, nos primeiros seis anos, cerca de R$ 2,6 bilhões em melhorias nas duas linhas.

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Entre os investimentos, estão a modernização de 35 estações para a adequação às novas normas de acessibilidade; construção de duas novas estações e compra de nova frota de mais de 30 composições”, informou Paulo Galli, secretário-executivo dos Transportes Metropolitanos. Também haverá obras de modernização na infraestrutura. Tudo isso permitirá a diminuição do intervalo entre os trens.

Trem da série 8000 na Linha 8-Diamante | Foto: Diego Torres Silvestre

Novas paradas

Outra ação do operador privado será a construção da nova estação Ambuitá, em Itapevi, além da unificação da estação Lapa, promovendo a conexão entre as linhas 7 Rubi e 8 Diamante.

“Todas as obrigações do concessionário se revertem em benefício ao passageiro, que terá estações acessíveis, mais modernas e confortáveis”, explicou o presidente da Companhia, Pedro Moro.

Para o Governo do Estado, as obrigações são concluir as obras de extensão da Linha 9 até Varginha e fazer as adequações das estações Morumbi (integração com a Linha 17-Ouro), Santo Amaro (integração com a Linha 5-Lilás) e Carapicuíba (ligação com Boulevard).

Em maio deste ano deve ser lançado o edital e a entrega de propostas está prevista para setembro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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