Foto: Felipe Barros
CPTM

Operador das linhas 8 e 9 da CPTM deve adquirir 30 trens, e frota será devolvida a estatal

O novo concessionário que vencer a licitação para a concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, atualmente operadas pela CPTM, deverá adquirir 30 novos trens.

A medida em que as composições foram chegando, os trens atuais deverão ser devolvidos a CPTM, segundo o que foi dito na primeira audiência publica da concessão das ferrovias, ocorrido nesta quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020, de acordo com publicação do Diário do Transporte.

Em maio deste ano deve ser lançado o edital e a entrega de propostas está prevista para setembro.

Estação Santo Amaro – Linha 9-Esmeralda da CPTM | Foto: Renato Lobo

Parte da frota atual pode permanecer nas linhas

O incremento de 30 novos comboios não deve preencher toda a frota atual em operação nas linhas 8 e 9, que contam com 51 trens

Atualmente a Linha 9 conta com 15 composições da série 7000 e 12 da 8000.

Já a linha 8 opera com 24 trens da série 8000.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

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  • No momento atual entendo ser mais importante a inclusão um serviço de trem de passageiros regional entre a capital e Sorocaba no pacote de concessão com prazo para ser executado, pois se isso não ocorrer não adiantará ficar reclamando!

    O operador faria a gestão do trem metropolitano e do Intercidades, não tem como se separar, sob o risco de se ocorrer o mesmo imbróglio que aconteceu na GRU Airport, em que um contrato de concessão mal elaborado no qual passageiros tem que fazer um transbordo desnecessário a 1,2km do primeiro terminal e 2,5km do terceiro, desmotivando os passageiros a utilizar a Linha 13-Jade, lembrando que ainda existe um trecho em linha métrica entre a última estação com relação a Sorocaba que deverá ser retificado e rebitolado em 1,6m.

    Caso esta concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda sejam planejadas, e executadas, além das ações do operador privado deverão incluir a construção da nova estação Ambuitá, em Itapevi, e da unificação da Estação integradora Lapa, promovendo a conexão e integração entre as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 8-Diamante.

    Também é fundamental e imprescindível que se revitalize a Estação terminal Júlio Prestes para receber os trens metropolitanos e o futuro Intercidades procedentes desta região.

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