Foto: Metrô
Metrô SP

Portas de plataforma começam a ser instaladas na estação Vila Sônia do Metrô

As obras na estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela seguem, e foi iniciada a montagem das colunas que devem dar sustentação para as portas de plataforma. A informação é do presidente do Metrô, Silvani Pereira, em suas redes sociais. Nas imagens é possível ver também a plataforma da futura parada e também os trilhos instalados:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Silvani Pereira (@silvanipereiraoficial) em

Bloqueios

As obras na estação Vila Sônia chegaram no estágio de instalação de equipamentos e acabamentos, e os bloqueios, popularmente conhecidos como catracas, começaram a ser instalados.

Serão ao todo 17 bloqueios, sendo 15 tipo tripé e 2 com portas de vidro. Chama a atenção de novas estações conterem o equipamento tradicional, uma vez que a partir de 2010, com a entrega da estação Sacomã na Linha 2, as novas paradas passaram a ter os novos bloqueios de vidro.

As escolhas das peças convencionais em estações terminais é feita prevendo um grande fluxo de usuários, e as peças do modelo mais antigo são mais ágeis nos embarques. Em Butantã, os vidros foram substituídos por roletas.

Foto: Secretaria dos Transportes Metropolitanos

E a entrega?

Com previsão de abertura para o primeiro semestre de 2021 da estação Vila Sônia, o Metrô tem uma data para entregar a parada à concessionária ViaQuatro. De acordo com Relatório de Empreendimentos – Julho/2020, no site da operadora, a meta de repassar o local para gestão privada em março de 2021.

A entrega para a concessionária não significa operações imediatas, já que testes e treinamentos devem ser feitos. Mas pode indicar uma data aproximada, com semanas de diferença.

As obras físicas estão previstas para serem finalizadas ainda neste ano, em dezembro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus