Ônibus

Mundo deve ter 645.000 ônibus elétricos em 2025, diz relatório da Bloomberg

O Bloomberg New Energy Finance (BNEF), no relatório anual Electric Vehicles Outlook (EVO) faz previsões de cenários globais e tendências de mercado, e de acordo com o site Sustainable Bus, mais de 230.000 ônibus elétricos estão previstos para entrar em operação no mundo até 2025.

A publicação destaca a China, com grandes fabricantes deste tipo de veículo, e também outros mercados que vêm crescendo, como a Europa.

“A implantação de e-bus no meio municipal continua a aumentar. Embora a China ainda responda pela grande maioria da frota global de ônibus eletrônicos, o crescimento lá está diminuindo conforme as grandes cidades começam a concluir suas trocas de frota. Por outro lado, as vendas de ônibus eletrônicos em outros mercados, em particular na Europa, estão começando a ganhar velocidade, impulsionadas principalmente por regulamentações ambientais, mas também diminuindo os custos de tecnologia” – diz Aleksandra O’Donovan, Chefe de Transporte Eletrificado da BloombergNEF.

No entanto, a China ainda deve dominar o mercado. “Em 2019, a frota global de ônibus municipais cresceu para quase 1,5 milhão de unidades e continua crescendo. Até 2025, esperamos que a maior parte do crescimento futuro ocorra na Índia e na China. Esperamos que os e-ônibus municipais ocupem uma fatia cada vez maior dessa frota, passando de 417.000 unidades em 2019 para mais de 645.000 unidades em 2025 (cerca de 39% da frota global de ônibus municipais). A China continuará a dominar o mercado de e-bus e representará 80% do mercado em 2025. As metas de e-bus municipais da China e as prioridades de fabricação local têm sido os principais impulsionadores de sua rápida adoção de e-bus. Na Europa, em 2019, havia cerca de 3.900 e-ônibus municipais nas estradas. Acreditamos que a Europa continuará sendo o segundo maior mercado de ônibus eletrônicos municipais nos próximos anos”, afirma O’Donovan.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus