YouTube video
Trem de Carga

Em operação inédita, Índia opera trens cargueiros de dois andares com locomotiva elétrica

Em uma operação inusitada, a Indian Railways lançou a operação com trens elétricos e contêineres de dois andares. Os serviços começaram em 10 de junho em uma Ferrovia Ocidental do país, entre as estações Palanpur e Botad, no estado de Gujarat.

Os trens têm 7,1 metros de altura e são equipados com pantógrafos de alto alcance, com uma altura de 7,87m no fio de contato, e uma altura da catenária de 8,65m, com uma tensão de 10kN. Cada trem tem uma capacidade de carga de até 15.000 toneladas.

O projeto faz parte do Western Dedicated Freight Corridor (DFC), que corresponde a 1483 km de ferrovias de via dupla eletrificada, com bitola de 1676 mm, que conectará o Porto Jawaharlal Nehru em Mumbai à estação Dadri em Delhi.

A ação visa aumentar a eficiência do frete ferroviário entre os estados de Haryana e Maharashtra. Os testes comerciais estão focados o eixo entre Rewari – Madar com 306 km.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus