Estação Chucri Zaidan | Foto: Marcos S. Santos
Recordar é viver

A extensão cancelada do Monotrilho da Linha 17 até a estação São Judas

O monotrilho da Linha 17-Ouro, quando inaugurado em 2022 (se tudo ocorrer dentro do programado pelo Metrô), vai ligar o Aeroporto de Congonhas até a estação Morumbi, em conexão com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na Marginal Pinheiros.

Outras extensões foram cogitadas para o meio de transporte, como a uma extensão até cidade de Cotia. Há ainda planos levar o ramal até São Paulo-Morumbi (Linha 4), passando por Paraisópolis, mas o projeto não é considerado prioritário.

Mas a linha de trens aéreos foi inicialmente pensada em ligar os terminais de embarque até a estação São Judas, em conexão com a Linha 1-Azul do Metrô, como distância mais lógica para o passageiro que vem, por exemplo, do centro e da região da Avenida Paulista:

A extensão teria 3,8 quilômetros, uma estação intermediária na Avenida dos Bandeirantes, via que abrigaria as pilastras e a viga-trilho por onde correriam os trens.

Seria um dos primeiros trechos a sair do papel, já que envolveria poucas desapropriações, o contrário do eixo até o Jabaquara. Teria uma demanda inicial de 18 mil passageiros por dia.

Tombamento do aeroporto

O trecho acabou sendo suprimido por conta do processo de tombamento do aeroporto, e a primeira fase passou a ser então a ligação entre o aeroporto e a estação Morumbi da CPTM.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus