Novos dados divulgados pela Cirium dão conta de que quase dois terços da frota global de aeronaves de passageiros ainda estão em terra. No entanto, 2.600 aeronaves voltaram a operar desde o início de março.
As companhias aéreas de todo o mundo foram forçadas a aterrar aviões, por conta do fechamento de fronteiras e queda nos movimentos de viagens, fruto da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a empresa que analisa as frotas, isso significava que 13.700 das aeronaves de passageiros do mundo ainda estavam aterradas no dia 4 de maio.
Sinais de recuperação
De acordo com a Cirium, o setor de aviação está começando a mostrar sinais de recuperação. O número de aeronaves ativas caiu 74% em relação a esse período do ano passado. No entanto, na semana de 27 de abril a 4 de maio, o número de aeronaves operacionais aumentou 6%.
A China, que foi o primeiro epicentro da crise atual, tem visto até agora uma das recuperações mais significativas. De acordo com a análise da Cirium, 30% da capacidade retornou ao mercado interno chinês.