Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Ônibus

Plataforma monitora a implantação e a importância de ônibus elétricos na América Latina

Foi lançada uma plataforma online com o objetivo de monitorar os avanços da implantação de ônibus elétricos na América Latina, que conta na região com cerca de 1.229 ônibus elétricos em operação, em 27 cidades.

O Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB) lançou nesta quinta-feira, 14 de Maio de 2020, a plataforma Radar E-bus em parceria com o projeto ZEBRA, que tem o escopo de apoiar a adoção de ônibus elétricos nos municípios.

O site mostra quantos veículos foram implantados em cada cidade, com uma segmentação por categoria, a participação de veículos com zero emissões na frota total e o cálculo da economia de CO2 por ano.

São três os objetivos principais da plataforma: monitorar e georreferenciar frotas de ônibus elétricos em operação; promover a transparência de dados; quantificar em valores as reduções de poluentes. Os dados da plataforma são de abril de 2020 e serão atualizados a cada seis meses.

O Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é o responsável pelo desenvolvimento da plataforma e conta com a parceria do Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator (ZEBRA), co-liderada pela C40 Cities (C40) e pelo International Council on Clean Transportation (ICCT). O projeto também conta com a colaboração do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus