Parados desde 2017, os trens da frota F, agora chamados de 500 fase I estão quase prontos para voltar a operar, segundo o presidente do Metrô, Silvani Alves, em uma resposta nas redes sociais a um usuário:
As oito composições são aguardadas para contribuírem na redução do intervalo na Linha 5-Lilás do Metrô. Em fevereiro desde ano, testes foram feitos durante a madrugada na ligação metroviária operada pela ViaMobilidade. Um dos trens foi visto em testes no Pátio Capão Redondo no mês de janeiro.
Os comboios saíram de cena após o Metrô trocar o sistema de sinalização, que passou a operar por meio do CBTC, em português que significa sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, tecnologia de controle e sinalização ferroviária que faz uso de comunicações bidirecionais entre o equipamento do trem e o equipamento na via, com o objetivo de gerenciar o tráfego.
A partir de 2017, a Linha 5 passou a contar com os trens da série 500 fase II, chamados na época de frota P.
Volta atrasada
Em outubro de 2019, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, havia informado que os trens voltariam em em 60 dias.
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