Metrô SP

Trem da frota F foi testado nesta madrugada na Linha 5-Lilás do Metrô

Inoperantes desde 2017 e muito aguardados para contribuirem na redução do intervalo na Linha 5-Lilás do Metrô, os trens da frota F estão fazendo testes durante a madrugada na ligação metroviária operada pela ViaMobilidade.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM postou em suas redes sociais um vídeo com o trem 508 sendo testado na estação Moema, além de testes de alinhamento nas portas de plataforma:

O mesmo 508 foi visto em testes no Pátio Capão Redondo no mês de janeiro.

Volta atrasada

Em outubro de 2019, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, havia informado que os trens voltariam em em 60 dias. Mas já se passaram 90 dias, e as oito antigas composições ainda não levaram passageiros no eixo entre o Capão Redondo e a Chácara Klabin.

Aumento no fluxo de usuários

A inserção dos novos carros é importante por conta do crescente número de passageiros no eixo metroviário entre Capão Redondo e Chácara Klabin. Um julho do ano passado, a linha 5-Lilás transporta atualmente 600 mil usuários por dia, 90% a mais do que em agosto de 2018, quando transportava 320 mil passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

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  • A responsabilidade pela adaptação dos trens fabricados pela Alstom ( Alstom-Metropolis ), mais conhecidos como Frota F para operar com o sistema CBTC caberia à Bombardier em substituição ao ATC nos trens antigos pela atual Frota P, fabricada pela CAF.

    Nota; Assim como acontece nas indústrias automobilística, eletrodomésticos etc. vale ressaltar da inconveniência de um montador concorrente fazer esta troca de componentes, o ideal seria seu próprio fabricante.

    Vale lembrar que esta Linha-5 possui modal divergente das Linhas-1, 2 e 3, e portanto suas composições possuem características próprias que bloqueiam a interpenetração com outras linhas, como bitola, forma de alimentação elétrica, largura de carruagem e finalmente a distância entre as portas, que deveram coincidir obrigatoriamente com as portas fixas nas plataforma que estão sendo implantadas. (Nesta situação fica clara a importância da padronização).

    A Linha-5 Lilás até poderia se interpenetrar na Linha 2-Verde sem transbordo, mas infelizmente foi concebida em modais diferentes, porém a boa notícia é que existe um estudo avançado para se estender seu terminal da Chácara Klabin para a Estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa da CPTM, a se juntar com a Linha 15-Prata.

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