Metrô SP

Trem da antiga frota F da Linha 5-Lilás é visto novamente em testes

Um trem da antiga frota F, agora chamado de série 500 fase I, foi visto novamente fazendo testes no pátio Capão Redondo. Uma imagem feita por Roberto Andrade circula nas rede sociais com os trabalhos. A composição do modelo Metropolis foi fabricados conjuntamente pelas empresas Alstom, CAF e Siemens entre os anos de 2001 a 2002.

As oito composições estão inoperantes desde 2017, quando foi entregue os trens da frota P e o início das operações com o sistema de sinalização CBTC, uma vez que as antigas composições não estavam configuradas para operarem neste cenário. Os trabalhos de atualização nos comboios estão a cargo do Metrô de São Paulo.

Volta atrasada

Em outubro de 2019, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, havia informado que os trens voltariam em em 60 dias. Mas já se passaram 90 dias, e as antigas composições ainda não levaram passageiros no eixo entre o Capão Redondo e a Chácara Klabin.

Aumento no fluxo de usuários

A inserção dos novos carros é importante por conta do crescente número de passageiros no eixo metroviário entre Capão Redondo e Chácara Klabin. Um julho do ano passado, a linha 5-Lilás transporta atualmente 600 mil usuários por dia, 90% a mais do que em agosto de 2018, quando transportava 320 mil passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus