Futuras Linhas que “sumiram do mapa” em relatório do Metrô

Durante toda a última década, O Metrô de São Paulo, em balanços e relatórios, divulga mapas com projeções da rede futura, o que dá pistas sobre as futuras linhas implantadas. E foi dessa forma que na semana passada a empresa revelou as futuras ligações em seu Relatório Integrado de 2019.

O mapa, no entanto, deixou de mostrar futuras ligações já conhecidas em outros documentos, o que indica que os futuros eixos de transportes podem ter sido descartados, ou então, serão apresentadas em outro momento, após a conclusão desta malha metroviária dos sonhos. O Via Trolebus fez uma leve listas das linhas “cortadas” deste mapa:

Fonte: Relatório Integrado 2019 – Metrô

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Linha 23-Magenta

O chamado “Arco Norte”. La em 2013, o governo estadual divulgou uma projeção onde era prevista a Linha 23. Basicamente o eixo metroviário sairia da Dutra, em Guarulhos, em conexão futura com as linhas 2-verde e 19-Celeste, cruzaria com a Linha 1 em Santana, passaria pela Casa Verde, cruzaria com a Linha 6 em Freguesia do Ó e terminaria na Lapa, em conexão com a Linha 20-Rosa (Lapa – ABC).

Linha 22-Bordo

Ligaria a capital paulista a Cotia pela Rodovia Raposo Tavares, onde inicialmente estavam previstas 16 estações ao longo da rodovia: Parque Jardim Previdência, Jardim Bonfiglioli, Educandário Ester, Monte Belo, Jardim Boa Vista, COHAB Raposo Tavares, Santa Maria, Estrada da Aldeia, Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque Alexandria, Sabiá, Rotary e Cotia (Centro).

Durante uma apresentação em associação para Engenheiros e Arquitetos de São Paulo, foi mostrado o Plano Plurianual (PPA), do Metrô de São Paulo entre os anos de 2019 e 2026, e nesse plano era previsto a Linha 22.

Linha 16-Violeta na Zona Norte

Em 2013, a futura Linha 16-Violeta era um ramal metroviário que ligaria o Ipiranga ao bairro do Cachoeirinha com 17 Km de extensão e 20 estações que, segundo projeções do estudo “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo” feito pela Secretaria de Transportes Metropolitanos:

Fonte: Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da RMSP – Secretaria de Transportes Metropolitanos

A nomenclatura, no entanto, passou a ser usada para uma nova linha, entre a Cidade Líder e Oscar Freire.

Linha 21-Grafite

Linha que sairia do Pari rumo a Nordestina, na Zona Leste de São Paulo, seguindo pela Avenida Celso Garcia. Constava em mapas também em 2013, e agora aparece “enterrada”.

Linha 17-Ouro “enxugada”

Projeto original previa o monotrilho entre Jabaquara, Congonhas, Morumbi até a estação São Paulo-Morumbi, na Linha 4-Amarela. O mapa revelado na semana passada não consta o eixo entre a Marginal e São Paulo-Morumbi, passando por Paraisópolis.

Linha 19-Celeste  “enxugada”

Projeto original previa a Linha 19, saindo de Guarulhos, passando pelo centro e depois até Campo Belo. No mapa revelado na semana passada, o novo eixo metroviário liga apenas o Bosque Maia até o Anhangabaú.

Fonte: Mobilidade sampa

Linha 18-Bronze

Monotrilho entre Tamanduateí e São Bernardo do Campo. Havia até uma extensão até as Estradas dos Alvarengas. Mas o projeto foi enterrado no ano passado, e no lugar seria construído um BRT.

Linha X-Diadema

Na mesma apresentação em associação para Engenheiros e Arquitetos de São Paulo, constava em um horizonte mais longe, além das ligações cortadas no mapa mais atual, como a Linha 21 que passará pela Celso Garcia, da chamada Linha 23-Arco Norte, uma nova ligação jamais divulgada por estes futuros mapas que ligará São Paulo até Diadema. Esse novo projeto que ainda nem tinha nomenclatura também ficou de fora.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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