Metrô SP

Relatório do Metrô mostra nova linha na Zona Leste e Linha 5 até o Ipiranga

Durante toda a última década, O Metrô de São Paulo, em balanços e relatórios, divulga mapas com projeções da rede futura, o que dá pistas sobre as futuras linhas implantadas. E foi dessa forma que na semana passada a empresa revelou as futuras ligações em seu Relatório Integrado de 2019, revelados pelo site Metrô/CPTM.

Entre os projetos estão as já conhecidas 19-Celeste (Bosque Maia – Anhangabaú) e 20-Rosa (Prefeito Saladino – Lapa), além das ligações em obras ou implantação, como a 2-Verde, 6-Laranja, 15-Prata e 17-Ouro:

Fonte: Relatório Integrado 2019 – Metrô

Linha 16-Violeta

Mas o que chama a atenção no mapa é a futura linha 16-Violeta, que ligará o Jardim Brasilia, na Cidade Líder até a estação Oscar Freire. A nova parada, que ainda está na fase de estudos prevê as seguintes estações: Jardim Brasilia, Cidade Líder, Rio das Pedras, Vila Antonieta, Cipriano Rodrigues, Renata, Abel Ferreira, Anália Franco (conexão com a Linha 2-Verde), Regente Feijó, Alvaro Ramos, Vila Bertioga, Paes de Barros, São Carlos – Parque da Mooca (conexão com a Linha 10-Turquesa), Vila Monumento, Lins de Vasconcelos, Aclimação, Paraíso (conexão com as Linhas 1-Azul e 2-Verde), Jardim Paulista, Nove de Julho, Augusta e Oscar Freire.

Linha 5-Lilás até Ipiranga

O mapa mostra também uma extensão da Linha 5 até a estação Ipiranga, futura conexão da Linha 10 com o monotrilho da Linha 15-Prata. Serão mais duas estações, uma na Avenida Ricardo Jafet e outro em Bom Pastor. O relatório consolida os planos também de levar a Linha 5 até o Jardim Ângela.

Linha para Cotia some do mapa

No mapa não é mostrado a futura linha 22-Bordo, que ligaria a região de Pinheiros até Cotia, por meio da Rodovia Raposo Tavares.

Sem monotrilho em Paraisópolis

Também não é mostrado o monotrilho da Linha 17-Ouro até Paraisópolis e tão pouco o restante da Linha até a estação São Paulo-Morumbi, como era previsto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios