Estação Prefeito Saladino
Metrô SP

Quais são as possíveis estações da Linha 20-Rosa do Metrô no ABC?

Dias atrás foi pulicado o Relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2019, com um balanço de ações da Companhia, Além do mapa mais atualizado das projeções de futuras linhas. O documento revelou um nova linha na Zona Leste e Linha 5 até o Ipiranga.

Foi também mostrado o projeto completo da Linha 20-Rosa, ligando o ABC até a Lapa, além das possíveis futuras estações:

O ramal se inicia na Estação Prefeito Saladino, em conexão com a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, depois passa pela estação Campestre, a Palmares que ficaria bem próxima à divisa de São Caetano do Sul, Afonsina, Rudge Ramos e Taboão-Anchieta, as duas em São Bernardo do Campo.

Fonte: Relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2019

E depois já em São Paulo, Livieiro, Arlindo Vieira, Vila Morais, Cursino, Água Funda e São Judas, em conexão com a Linha 1-Azul. A linha segue em direção a Lapa, por meio das avenidas Rubem Berta, Ibirapuera, Faria Lima até chegar no bairro da Zona Oeste.

Ligação perimetral

O relatório cita que a Linha 20-Rosa – Lapa – Prefeito Saladino “foi concebida com a função de interligar os subcentros Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Moema com a região de São Judas – Jabaquara e a região industrial do ABC”

Fonte: Relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2019

Trata-se de uma ligação perimetral, “importante para a articulação dos eixos radiais, essa linha irá estruturar a rede metroferroviária e os corredores de transporte, interligando as regiões Oeste, Sudoeste e Sul do município de São Paulo com os municípios de São Bernardo do Campo e Santo André na região Sudeste da RMSP.”.

Andamento do projeto

Segundo o relatório, o Projeto Funcional está em fase de licitação, fase que antecede o projeto básico, onde ainda não é estimado a realização de obras.

A linha ganhou destaque depois que o Governo do Estado cancelou um outro atendimento do Metrô na região do ABC, que era o monotrilho da Linha 18-Bronze.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus